Com João Coutinho

Investimento: R$ 750,00


Inscreva-se

O Curso de Extensão Psicologia Junguiana e Saúde Pública: é possível uma clínica junguiana coletiva? discutirá questões sobre a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) através da perspectiva da Psicologia Analítica Junguiana e de sua relação com as Ciências Humanas. Trata-se de campo carente de exploração e aprofundamento.


Público-alvo: Profissionais graduados em qualquer área e alunos universitários

Venha pensar a RAPS sob a perspectiva junguiana

Março de 2022.

Breve informaremos as novas datas.


Curso on-line.


O que significa pensar as relações contemporâneas pelo prisma da Psicologia Analítica Junguiana? É possível pensar a Saúde Pública por esse viés? Pode-se falar de uma clínica junguiana psicossocial? Essas questões direcionam este curso.


Pensar com Jung por muitos anos foi algo que direcionou para o universo do subjetivo, do singular, do individual; essa é uma riqueza que não se deve perder de vista. Mas como podemos fazer a união entre este universo e o mundo “líquido” pós-moderno? É imperioso resgatar uma das clássicas perspectivas junguianas para melhor entender-se a estrutura social: a psicopatologia como manifestação singular do coletivo.


Esse deslocamento lógico faz com que se proponha algo inusitado: o racismo adoece, o machismo adoece, a LGBTfobia adoece; o problema ganha outro prisma: a violência que uma pessoa sofre no seu processo de individuação trans, ou a discriminação que sofre uma pessoa preta ao buscar se relacionar com outros indivíduos em sociedade, ou ainda o extermínio e por isso mesmo, uma finalização do processo de individuação de uma travesti que apenas queria viver. Pensar todas essas coisas dentro da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Política Pública de grande importância, é algo que se torna ainda mais desafiador.





Módulo I


O que é Saúde Pública? 


Conteúdo do Curso:


Módulo II


Saúde Mental e Saúde Pública: a RAPS

Módulo III


Psicologia Junguiana e contemporaneidade

Módulo IV


 Psicologia Junguiana e a RAPS


Módulo V


Deslocamento lógico: a Psicologia Junguiana vai às ruas I


Módulo VI


Deslocamento lógico: a Psicologia Junguiana vai às ruas II.


Apresentação:

João Coutinho


Psicólogo formado pela Faculdade Ruy Barbosa, Especialista em Psicologia Clínica pelo CFP, pós-graduado em Psicoterapia Analítica pelo IJBA/BAHIANA, é Servidor Público Municipal e trabalha com população em situação de rua a 8 anos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Inscrições abertas!

Clique aqui e garanta sua vaga

Investimento R$ 750,00

instituto@ijba.com.br - Tel. (71) 99927-8183


🎓Pioneiro na oferta de cursos de Pós-graduação, Extensão e aperfeiçoamento clínico na

abordagem analítica proposta por Carl Gustav Jung.