Com João Coutinho

Investimento: R$ 350,00

Inscreva-se

O curso Homossexualidade, homofobia e Psicologia Analítica Junguiana: novos diálogos discutirá questões sobre a homossexualidade e a homofobia em especial nas suas relações com a Psicologia Analítica Junguiana. Trata-se de campo carente de exploração e aprofundamento.


Público-alvo: Estudantes e profissionais da área de saúde, educação e arteterapia

Datas:

Transferido para Março /2022



Curso on-line.

Transmissão ao vivo:

Justificativa

O que significa pensar a homossexualidade e a homofobia pelo prisma da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung? Ele mesmo já afirmava: “Em vista da conhecida frequência deste último fenômeno [a homossexualidade], concebê-lo como uma perversão patológica é extremamente questionável.” (Jung, OC, vol 9.1, parag. 146); isso posto, como essas questões foram trabalhadas dentro do movimento e da história da Psicologia Junguiana? Certamente não foi com essa mesma aceitação. Serão trabalhadas questões históricas da própria humanidade e de como tem se lidado com essas temáticas ao longo do tempo, resgatando a perspectiva dos Gregos antigos, em um breve percurso até a era vitoriana de Freud e Jung.


Serão vistas posições do próprio Jung e dos junguianos sobre a homossexualidade, e questões homofóbicas dentro do movimento junguiano. Deslocar a homossexualidade do seu lugar histórico de patologização e realocar a questão da homofobia são tarefas deste curso. Afinal, como afirmou Hopcke (1994), a Psicologia Analítica Junguiana silenciou sobre essas questões ao longo de seu desenvolvimento, e isso significa um tipo de violência contra os homossexuais e, por isso, será preciso realizar esse resgate.

Conteúdo do Curso:


1. A homossexualidade


a) Homossexualidade na História Humana: dos gregos à Era Vitoriana


b) Psiquiatria e Psicologia: do adoecimento à despatologização

 


2. Homofobia: história de uma violência

3. Homossexualidade e Homofobia na Psicologia Analítica Junguiana: novas propostas.

Apresentação:

João Coutinho

Psicólogo formado pela Faculdade Ruy Barbosa, especialista em Psicologia Clínica e pós-graduado em Psicoterapia Analítica pelo Instituto Junguiano da Bahia. Trabalha com População em Situação de Rua e Vulnerabilidade Social, com supervisão no ensino superior e também atua como psicólogo clínico

Inscrições abertas!

Clique aqui e garanta sua vaga

Investimento R$ 350,00

instituto@ijba.com.br - Tel. (71) 99927-818


🎓Pioneiro na oferta de cursos de Pós-graduação, Extensão e aperfeiçoamento clínico na

abordagem analítica proposta por Carl Gustav Jung.